Frase da Semana

"DANE-SE A PERFEIÇÃO, PREFIRO A FELICIDADE."

(Daniel Piza)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Refrigerante diet pode ser tão prejudicial quanto o comum

Para os viciados em refrigerante, deixar de tomar o refrigerante comum e passar a beber o diet parece a melhor solução, já que a versão diet não apresenta calorias e açúcar, porém, infelizmente essa não é uma boa saída, pois este ser tão prejudicial quanto o comum. Lembrando que em casos específicos, como a diabetes, por exemplo, a melhor escolha é sempre a versão diet.

O refrigerante é composto por: açúcar ou adoçante no caso do diet, água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco de laranja ou de limão ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, corante, acidulante, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros.

A diferença do diet para o normal é o açúcar, que é isento. De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, as pessoas que bebem a versão diet tem o mesmo risco de doenças cardíacas, como pressão alta e diabetes, obesidade infantil e outras, do que as que bebem refrigerantes comuns todo dia.

Os pesquisadores relataram várias teorias para explicar os resultados encontrados, como por exemplo o de que o consumo de bebidas doces possa proporcionar um desejo por alimentos mais doces, ou que beber mais durante uma refeição possa levar a um consumo maior de alimentos sólidos na refeição seguinte, enfim várias possibilidades, porém deixou clara a importância de realizar outros estudos para confirmar essa teoria.

Mas uma informação que não podemos contestar é que a quantidade de sódio é maior no refrigerante diet, e este mineral em excesso pode ocasionar a retenção de líquidos, inchaço, e dessa forma prejudicar o emagrecimento.

Como vocês podem observar, quem deseja adquirir bons hábitos alimentares ou mesmo emagrecer não deve consumir refrigerante diet ou comum em excesso. Prefira água ou suco de fruta natural.

E para você que não consegue ficar sem o refrigerante, procure mudar este hábito, a frequência eventualmente é a ideal. Comece diminuindo aos poucos, 3x por semana, 2x por semana, só no fim de semana e assim por diante. Sua saúde agradece!

Fonte: Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário