Frase da Semana

"DANE-SE A PERFEIÇÃO, PREFIRO A FELICIDADE."

(Daniel Piza)

domingo, 21 de junho de 2009

Reportagem do jornal: Diário de S. Paulo, Domingo, 21 de junho de 2009: O disco que não deixa você engordar!


São quatro categorias de alimentos que devem estar presentes em todas as refeições. Isso simplifica a criação das dietas.

Chega de ficar contando calorias. Esta solução adotada por diversas dietas é considerada ineficaz pela terapeuta e química Maria Eliza Zuccon, que elaborou o Método Tático de Reabilitação Alimentação Alimentar (Meta Real). "Não é uma reeducação alimentar e sim uma reabilitação", enfatiza a especialista. Ela explica que sua técnica permite a qualquer pessoa visualizar, de maneira simples, o que seriam refeições balanceadas e equilibradas. Para isso, Maria Eliza utiliza o chamado Disco Alimentar, produzido por ela e revisado pela nutricionista Maria Idatí Gonsalves.
O disco separa todos os alimentos em quatro categorias: energéticos, construtores, reguladores e neutros. Juntos, esses alimentos fornecem o que o organismo precisa. "É como construir uma casa", compara ela. Os alimentos construtores são como os tijolos, ricos em diversos aminoácidos. Os reguladores são compostos de fibras, vitaminas e sais minerais. No corpo, funcionam como a argamassa. Já os alimentos energéticos atuam como a instalação elétrica, fornecendo calorias e gordura, que também são fundamentais ao corpo.
Identificada as categorias dos alimentos, o próximo passo é saber a quantidade necessária em cada refeição. O disco alimentar indica o quanto de cada categoria deve ser ingerido por refeição. Para as mulheres, a recomendação é de 1.200 calorias diárias. E para os homens, 1.600. Além disso, o disco apresenta os alimentos neutros, que não possuem calorias ou que têm um valor calórico mínimo, como água , gelatina diet, chá com adoçante e condimentos.
"É preciso mudar hábitos alimentares e também certos padrões psicológicos e emocionais para emagrecer e nunca mais voltar a engordar", explica a química e terapeuta Maria Eliza Zuccon.
Ela conta que muitas pessoas descontam sua ansiedade na comida, em busca de um prazer imediato. Isso dificulta o emagrecimento definitivo. (...) Além disso, a especialista oferece um plano de aulas semanais que ensinam uma nova conduta alimentar.

Prós:
"Até 6 quilos por mês podem ser perdidos com esse cardápio, dependendo de quanto a pessoa precisa emagrecer. A alimentação é equilibrada e balanceada."

Contras:

Não basta seguir um cardápio sem trabalhar alguns aspectos emocionais, que podem estar comprometendo o emagrecimento definitivo. É preciso controlar a ansiedade."
(Diário de S. Paulo, Domingo, 21 de junho de 2009.)

3 comentários:

  1. As orientadoras da Meta são todas muito boas. Mas queria pontuar que senti sua falta hoje! Beijo e melhoras.

    ResponderExcluir
  2. Ops! OS orientadores, né? :D É que ainda não conheci os moços.

    ResponderExcluir
  3. Assisti uma palestra da Aurora para conhecer a Meta Real, porém só posso relatar que AMEI. Me identifiquei muito e vou me matricular sem duvida. Muito obrigado pela oportunidade de me sentir bem melhor. Espero que posso relatar tudo o meu sucesso em emagrecer. bjos Lilian

    ResponderExcluir